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Black Friday: você está preparado?

Atualizado: 8 de Dez de 2020

Por Danielle Bitetti, sócia e advogada do escritório Porto & Bitetti Todo mundo gosta de uma comprinha, ainda mais na Black Friday, não é mesmo?

Por isso, resolvemos colocar para você aqui 6 passos para que você SE DAR BEM gastando seu dinheirinho.


Passo 1: Desconfie de preços muito baixos e condições jamais vistas. Pense naquele velho ditado: "quando a esmola é demais, o santo desconfia!";


Passo 2: Informe-se sobre a reputação da empresa através de sites de reclamação, com o Reclame Aqui, Consumidor.gov e Procon;


Passo 3: Pesquise se o desconto oferecido pela empresa é real. A oferta pode parecer boa, mas será que o real valor do produto é aquele mesmo? Hoje existem algumas plataformas que mostram a variação dos preços do produtos, como Bizoo e Shopping Uol;


Passo 4: Se o seu produto de desejo for algo popular, como geladeira, fogão etc, pesquise ao menos em 3 lojas diferentes antes de comprar;


Passo 5: Evite clicar naquelas ofertas que chegam por e-mail, pois pode ser que seja um link falso, que não te levará ao site oficial da loja;


Passo 6: Na hora de comprar, não custa tirar prints das telas. Como não se sabe a porcentagem de desconto do produto na Black Friday, qualquer valor deve ser garantido!

Esse SEGREDO é INDISPENSÁVEL para você se dar bem e não cair na 'Black Fraude':

Você já conhece o "VIGIA DE PREÇOS"? Se não conhece, precisa conhecer e usar nesta 6ª feira, dia da "Black Friday". Essa extensão eu tentei nos navegadores Firefox e Chrome e deu certo. Fique atento!

Troca de produto em liquidação

Atente-se às compras realizadas pela internet ou telefone, pois o consumidor tem direito de se arrepender no prazo máximo de 7 dias após o recebimento do produto, conforme estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Mesmo que a loja declare possuir uma política de trocas no momento da venda (o que é bastante comum), não poderá deixar de garantir o direito de arrependimento em sete dias.

O direito de arrependimento ocorre somente para as compras remotas. Caso você tenha adquirido um produto em loja física, esta somente é obrigada a trocá-lo quando o produto apresentar defeito!

Produtos com defeito

Se por ventura você comprou um produto com defeito deve se atentar ao prazo para resolução do problema, que é de 30 dias. Caso o problema não seja resolvido, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto idêntico, exigir a devolução integral do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço.

Importante ressaltar que em alguns casos o defeito do produto somente aparecerá após alguns dias da compra e, nesse caso, os 30 dias contarão da data da ciência do defeito.

Atraso na entrega dos produtos A entrega dos produtos comprados na internet é de responsabilidade do vendedor ou lojista, não podendo estes responsabilizarem Correios ou empresas privadas de entrega pelo atraso.

Exija seus direitos!

Quando for encerrar a compra fique atento aos valores lançados no caixa, pois o consumidor tem o direito de exigir que os produtos lhe sejam vendidos exatamente pelos preços e condições anunciados. Se essas garantias forem violadas, você pode e deve reclamar em sites de reclamação ou Procon.

Antes de tudo, pesquise a idoneidade da loja, ainda mais nos casos de compra online, por meio da verificação de qual é o endereço físico e se existem canais de relacionamento com o consumidor. Guarde sempre o folheto ou dê um print na tela do computador onde foi anunciada a promoção, preserve a Nota Fiscal e todos os comprovantes relacionados à compra caso precise fazer uma reclamação. Gostou das informações? Se precisar de mais detalhes ligue que nós te ajudamos.

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