• Porto & Bitetti

LGPD: as empresas são responsáveis pelos dados de seus colaboradores?

Por Danielle Bitetti, sócia e advogada do escritório Porto & Bitetti Sim! A área de Recursos Humanos precisará se adequar aos procedimentos da nova Lei Geral de Proteção de Dados, visando o melhor uso e preservação dos dados dos colaboradores e candidatos.

O setor precisará ter uma documentação de consentimento do uso dos dados do colaborador ou candidato, onde conste qual a finalidade da utilização e por quanto tempo será armazenado.

A LGPD exige que só podem ser coletadas as informações que sejam realmente necessárias para as atividades da empresa. Por isso, é importante tomar cuidado, por exemplo, em relação, ao processo de recrutamento e seleção. Avaliar a real necessidade do pedido de determinados dados, tais como gênero, estado civil, religião, orientação sexual entre outros tipos de informações que não estão ligadas diretamente com o propósito de contratar funcionários capacitados.

Com os colaboradores que já fazem parte do quadro da empresa, é preciso ter cautela, também com dados sensíveis, tais como atestados médicos e informações da utilização do plano de saúde.

Toda a organização deve estar ciente que é responsabilidade de todos, como um time, garantir que informações não vazem. Gostou das informações? Se precisar de mais detalhes ligue que nós te ajudamos. O escritório Porto & Bitetti é especializado na LGPD e pode oferecer consultoria, suporte e adequação para sua empresa com a nova lei.⠀ Porto & Bitetti Advogados⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ www.portobitetti.com.br⠀⠀⠀⠀⠀ Telefone: (11) 2649-5712⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ WhatsApp: (11) 95580-8791⠀

© 2020 Porto & Bitetti Advogados. Designed by The House of M

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco