• Porto & Bitetti

Negativação x protesto: qual a melhor forma de recuperar o seu crédito?

Por Joanna Porto, sócia e advogada do escritório Porto & Bitetti Qualquer empresa que ofereça algum tipo de serviço ou produto está sujeita a ter que lidar com clientes inadimplentes.

E diante dessa realidade – que pode prejudicar seu fluxo de caixa significativamente – como resolver essa situação sem colocar em risco sua sobrevivência?

Quando as abordagens amigáveis não trazem os resultados esperados, cobrar uma dívida pode ser um grande desafio. Muitos empresários ficam preocupados em exigir o pagamento dos clientes em um período tão sensível, conscientes de que isso pode mudar a relação com o comprador para sempre. Por outro lado, ficar sem receber pode ser um prejuízo importante e até colocar em risco a sobrevivência do negócio no mercado.

O que é protestar uma dívida?

Antes de mais nada, é preciso ter um documento comprobatório do produto vendido ou serviço contratado e um comprovante de que a obrigação não foi cumprida.

Com a comprovação do não cumprimento e demais documentos que possam comprovar a relação havida, vá a um cartório de protesto de títulos, que avaliará a documentação e fará ou não o protesto.

Após essa análise se o cartório entender que há a possibilidade da realização do protesto, ele enviará uma intimação ao devedor informando que ocorrerá um protesto em seu nome em decorrência do não cumprimento da obrigação até que a dívida seja paga!

O prazo para que o nome fique protestado é de 10 anos.

O que é negativar?

Negativar significa levar o nome do devedor a um órgão de proteção ao crédito, como por exemplo Serasa, Boa Vista SCPC, que ficará registrado como um mal pagador.

Neste caso o órgão também enviará uma intimação ao devedor informando da dívida que não foi paga. Fique atento, pois havendo o pagamento da dívida, o CREDOR deve tirar o nome do devedor do sistema em até 05 dias úteis.

Qual a melhor opção?

Importante destacar logo de início, que qualquer que seja a opção escolhida, NÃO quer dizer que o devedor irá efetuar o pagamento da dívida!

O protesto é um procedimento mais caro. Assim, para dívidas menores, talvez não seja a melhor opção.Porém, para garantir maior efetividade, uma boa opção é fazer os 02 procedimentos! Se precisar de mais detalhes, ligue que nós te ajudamos. Porto & Bitetti Advogados⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ www.portobitetti.com.br⠀⠀ Telefone: (11) 2649-5712⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ WhatsApp: (11) 95580-8791

3 visualizações

© 2020 Porto & Bitetti Advogados. Designed by The House of M

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco