• Porto & Bitetti

Outubro Rosa: a importante do autoexame na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha. Prevenção do câncer de mama: como fazer o autoexame

A realização de exames preventivos é de extrema importância na luta contra o tumor. O resultado positivo se dá por conta do diagnóstico precoce. Sendo assim, realizar o autoexame e a mamografia é indispensável. Lembre-se de realizar o autoexame uma vez por mês, após o período menstrual. O intuito é verificar se há ou não a presença de caroços (nódulos), alterações ou secreções.

É importante que as mulheres com mais de 40 anos realizem mamografias e/ou ultrassom das mamas anualmente, já que estes exames podem detectar tumores menores que 0,5 cm.


Caso perceba que tenha algo diferente em um dos seios, não deixe de consultar um médico especialista. Até porque, o autoexame não exclui a necessidade de um acompanhando profissional para uma melhor prevenção do câncer de mama. Fonte: INCA O escritório Porto & Bitetti apoia o Outubro Rosa. Porto & Bitetti Advogados⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

www.portobitetti.com.br⠀⠀⠀⠀⠀

Telefone: (11) 2649-5712⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

WhatsApp: (11) 95580-8791


© 2020 Porto & Bitetti Advogados. Designed by The House of M

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco