• Porto & Bitetti

Teste para covid-19 terá cobertura obrigatória de planos de saúde, determina ANS

Os usuários de planos de saúde podem fazer o teste sorológico a partir do oitavo dia de sintomas da doença, com pedido médico

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu definitivamente o teste de sorologia para diagnóstico da covid-19 como procedimento obrigatório a ser coberto pelas operadoras de planos de saúde. A cobertura começou a valer a partir do dia 14 de agosto.

Os usuários de planos de saúde podem fazer o teste sorológico a partir do oitavo dia de sintomas da doença, com pedido médico. Até então, a cobertura do exame de sorologia pelos planos de saúde era provisória e atendia a um pleito da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde, de Pernambuco. “A decisão foi tomada após a ANS concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade", informou a agência reguladora.


A Fenasaúde, entidade que representa as seguradoras e operadoras, posicionou-se contra a medida por considerar que o teste apresenta alto índice de resultados falsos. “Levantamentos mostram que, no oitavo dia, quase metade dos resultados podem ser falsos, o que pode levar a comportamentos perigosos num momento crítico da pandemia. É uma decisão, portanto, que vai de encontro à segurança dos pacientes e ao melhor entendimento de especialistas das mais diversas áreas de que o momento adequado para a realização dos testes sorológicos é a partir do 21º dia do início dos sintomas de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, quando a acurácia do exame é superior a 95%” informa trecho do comunicado da entidade.


Fonte: Valor Econômico




10 visualizações

© 2020 Porto & Bitetti Advogados. Designed by The House of M

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco