© 2019 Porto & Bitetti Advogados. Designed by The House of M

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Porto & Bitetti

Veja como agir antes de adquirir ou trocar o seu plano de saúde. Por Joanna Porto




Como você já sabe, a Agência Nacional de Saúde Suplementar autorizou aumento de até 7,35% na mensalidade dos planos de saúde individuais ou familiares.


Atualmente, cerca de 8 milhões de pessoas têm planos de saúde individuais no país, o que representa 17% do total de clientes de convênios médicos.

O reajuste deste ano é o primeiro calculado sob uma nova regra, que leva em conta a variação das despesas médico-hospitalares e a inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), retirando-se do índice os gastos com planos de saúde.


Apesar da nova metodologia refletir melhor a variação das despesas e ser mais transparente que o modelo anterior, é bom saber que no médio prazo vai pesar mais no bolso do consumidor.


Assim, vale passar a você dicas de como contratar um novo plano, caso a sua intenção seja mudar de operadora ou adquirir um novo.

Confira mais no site da ANS:



Gostou das informações? Se precisar de mais detalhes, ligue que nós te ajudamos. Porto & Bitetti Advogados Av. Giovanni Gronchi, 1294 – Morumbi, São Paulo/SP Tel: (11) 9 5580.8791